Um estudo recente da Accenture Research avaliou o efeito da IA (Inteligência Artificial) em 16 tipos de indústrias. O estudo mostra que a IA tem o potencial de aumentar as taxas de rentabilidade, em média, em 38 pontos percentuais e pode levar a um aumento económico de US $14 mil milhões em valor acrescentado bruto (VAB) até 2035.
A LoRa™ é uma rede de comunicação sem fios (rádio frequência), que permite a comunicação de milhares de dispositivos alimentados a bateria, a longas distâncias e com um consumo mínimo de energia. Por exemplo, permite que o seu contador da água comunique a leitura mensalmente sem necessidade de intervenção humana.
Está a chegar a 5ª geração de internet móvel.
Com menos latência, mais velocidade e maior largura de banda, o 5G representa um avanço tecnológico com potencial para mudar tudo o que imaginar. Esta nova geração vai gerar um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT) e também na indústria com o IoT, no qual as redes podem atender às necessidades de comunicação de biliões de dis- positivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, latência e custo.

A fábrica inteligente do futuro (que já existe) vai conciliar o IoT, a inteligência artificial (IA) e ainda o 5G de forma a remover quilómetros de cabos e a ter um ciclo de Conexão – Leitura – Análise – Ação surpreendentemente rápido, como por exemplo o controlo do movimento e a precisão da paragem de um AGV numa fábrica de produção automóvel. 
 comprocesso@ffonseca.com