Para os profissionais que se dedicam à saúde e segurança das pessoas e que interagem com máquinas em ambientes industriais, a informação nem sempre está disponível e a existente é de difícil interpretação.
Quantas vezes, em contacto com as nossas máquinas e em caso de dúvida, indagamos se as medidas existentes cumprem com os requisitos da legislação? E serão suficientes?
Esta formação é orientada aos que pretendem iniciar o estudo da segurança de máquinas, apresentando uma abordagem simples e descomplicada do processo.
Esta ação tem por base as normas reconhecidas que descrevem o estado da técnica (estado da arte) que, por meio de exemplos práticos, levarão os participantes a traçar rapidamente um plano de ação, definindo as prioridades de melhoria das suas máquinas e equipamentos de trabalho.
No final desta ação os formandos deverão conhecer:
  • A legislação nacional e europeia;
  • Os referenciais normativos e a diferença entre os diversos tipos de normas;
  • A apreciação do risco, metodologia para a sua avaliação e estratégia para a sua redução;
  • A interação dos resultados considerando a necessidade de materializar a solução por meio da segurança funcional;
  • Os métodos simplificado e detalhado da norma EN ISO 13849-1 com introdução à ferramenta “Sistema” para a obtenção do relatório técnico;
  • A verificação e validação de acordo com a norma EN ISO 13849-2;
  • As soluções técnicas disponíveis para o processo, considerando o estado da técnica, os princípios e componentes de eficácia comprovada.
Poupança de energia com variadores de velocidade Mitsubishi


10 de abr.
presencial

Indústria 4.0 - Ligar o OT com o IT



11, 12 e 13 de abr.
presencial

Óleo-hidráulica I



14, 15 e 22 de abr.
presencial

Postos de transformação - exploração, inspeção e manutenção


18 e 19 de abr.
presencial

 formacao@ffonseca.com