Training

Noções básicas de Metrologia e Calibração

A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspetos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios, sendo uma das bases para a competitividade das empresas.

Duration

7 horas

Date

11 e 12 de março

Local

e-Learning

Schedule

09h00 - 12h30

Save

Adicionar ao calendário 2022-03-11 09:00:00 2022-03-11 12:30:00 Europe/Lisbon Noções básicas de Metrologia e Calibração A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspetos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios, sendo uma das bases para a competitividade das empresas. e-Learning F.Fonseca geral@ffonseca.com 2022-03-12 09:00:00 2022-03-12 12:30:00 Europe/Lisbon Noções básicas de Metrologia e Calibração A Metrologia é a ciência das medições, abrangendo todos os aspetos teóricos e práticos que asseguram a precisão exigida, procurando garantir a qualidade de produtos e serviços através da calibração de instrumentos de medição e da realização de ensaios, sendo uma das bases para a competitividade das empresas. e-Learning F.Fonseca geral@ffonseca.com

Investment

175,00 € + IVA
Registration
View detail
Formadora
Request Offer
Objetivos
Os formandos deverão obter desta ação os conhecimentos básicos sobre metrologia e calibração. Deverão ainda ficar com conhecimentos sólidos sobre análise e interpretação de certificados de calibração.
 

Destinatários
A formação destina-se a Diretores da Qualidade, Responsáveis por Sistemas de Gestão do Equipamento de Medição, Técnicos de Laboratórios de Calibração e / ou Ensaio e todos os que pretendam alargar conhecimentos em metrologia ou consolidar conceitos adquiridos.


Conteúdos programáticos
1. Introdução aos conceitos básicos sobre calibração:
     1.1. Tipos de Metrologia;
     1.2. Metrologia industrial;
     1.3. Calibração;
     1.4. Rastreabilidade das calibrações;
     1.5. Erro;
     1.6. Incerteza;
     1.7. Confirmação metrológica.
2. Escolha de laboratório e calibração;
3. Erros máximos admissíveis (sua definição);
4. Interpretação de certificados de calibração (casos práticos)*;
5. Certificados conclusivos.
 
*Se pretender, envie um certificado de calibração juntamente com a sua inscrição.


Certificação
No final da formação será emitido um certificado de formação profissional.


Formadora
Fátima Cachada
  • 0
  • 1